Congresso Nacional abre “Consulta Pública” para MP nº 1.160/2023

 

Público pode votar se apoia retomada do voto de qualidade no âmbito do CARF

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

O portal do Congresso Nacional abriu espaço para o público opinar acerca do disposto na Medida Provisória nº 1.160/2023, que reinstaura o voto de qualidade, extinguindo o empate pró-contribuinte no âmbito do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF).

A área de votação popular permite responder à pergunta: “Você apoia esta proposição?” Deve-se escolher entre as alternativas “Sim” ou “Não”. Para participar, clique aqui.

A “Consulta Pública” é regida pela Resolução nº 26/2013, do Senado Federal, que autoriza “qualquer cidadão, mediante cadastro único com seus dados pessoais de identificação”, a apoiar ou recusar as proposições legislativas.

Porém, a votação popular não vincula os parlamentares, que podem decidir em sentido contrário ao resultado. Mesmo assim, a opinião pública é importantíssima, porque serve como espécie de “termômetro” para que os congressistas compreendam os anseios do povo, especialmente quanto a um tema tão delicado como este: a restauração do voto de qualidade no CARF.

O Núcleo de Conteúdo do MARCHIORI produziu uma publicação especial sobre o retorno do voto de qualidade no CARF e outras inovações produzidas pelas normas recentemente publicadas. Para conferir nosso material, clique aqui.

A Medida Provisória nº 1.160/2023 foi publicada no dia 12/01 e integra um pacote de medidas fiscais criado pelo Poder Executivo, a fim de aumentar a arrecadação. Além de extinguir o empate pró-contribuinte, a mencionada MP dispõe sobre a conformidade tributária no âmbito da Receita Federal e altera a Lei nº 13.988/2020, para dispor sobre o contencioso administrativo fiscal de baixa complexidade.

De acordo com o art. 62, §§ 3º e 7º, da Constituição, a Medida Provisória editada pelo presidente da República deve ser convertida em lei no prazo de 60 dias. Se a votação não for encerrada pelo Congresso Nacional dentro desse período, haverá prorrogação por 60 dias.

 

Público pode votar se apoia retomada do voto de qualidade no âmbito do CARF